René Bértholo

1935-

 

Pintor português, René Augusto da Costa Bértholo, filho do pintor Augusto Bértholo, nasceu em 1935, em Alhandra, e faleceu a 10 de junho de 2005. Estudou pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa onde conheceu Lourdes Castro, com quem viria a casar. Juntamente com esta artista e com José Escada cria, em 1953, a revista Ver e, no ano seguinte, realiza a sua primeira exposição individual em Lisboa.

Em 1956, após terminar o curso, partilha o atelier com a sua mulher e com os artistas José Escada, Gonçalo Duarte e João Vieira, formando o Grupo do Gelo. No ano seguinte desloca-se a Munique e, em 1959, enquanto bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, instala-se em Paris. Nesta cidade reune-se aos anteriores colegas que formam o grupo KWY (aos quais se associam mais tarde Costa Pinheiro, Jan Voss e Christo Javacheff) e torna-se um dos artistas mais experimentalista desta associação, produzindo pintura abstrata que explora particularmente os valores cromáticos e luminosos. Realiza também alguns trabalhos mais ligados ao informalismo gestual, de carácter espontâneo e instintivo e de execução rápida.

Estas obras denunciam já a importância que o desenho, de expressão linear, irá assumir mais tarde, em 1962, altura em que René Bértholo adota uma linguagem neofigurativa fortemente comunicativa e irónica, iniciando a fase mais interessante e conhecida da sua carreira. As suas pinturas deste período partem da associação livre de elementos abstratos de carácter decorativo com desenhos figurativos, normalmente lineares, que representam objetos do quotidiano e da cultura nacional e muitas vezes se assemelham a brinquedos.

A sua pintura apresenta imagens decompostas e fragmentares, repletas de figuras que constituem uma narração ou uma escrita de sentido auto-biográfico e memorialista.

De entre as muitas obras que realiza, destacam-se as pinturas "Um exemplo por dia", de 1965, "La polygamie", de 1965, "La balise", de 1967, "Encobrimentos", de 1993 e "Notas biográficas", de 1994.

 

René Bértholo. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013. [Consult. 2013-10-22].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$rene-bertholo>.
Vera Lúcia